terça-feira, 11 de maio de 2010

Tornado no sul da China.

O tornado que afetou áreas do sul da China na madrugada de quarta-feira para quinta-feira deixou pelo menos 190 feridos, 11 desaparecidos, 58 mortos e milhares de desabrigados.
O município de Chongqing foi o mais afetado, com 29 mortos e mais de 70 mil desabrigados.
Na província vizinha de Hunan, as fortes chuvas provocaram deslizamentos de terra e afetaram mais de 380 mil pessoas, com 10 mortes.
Além do catastrófico terremoto que a China acabou de sofrer, mais um desastre afeta o país, acabando com tudo o que encontra pela frente.

Mas o que são tornados e furacões?

Embora as pessoas comumente confundam os tornados com furacões, eles têm pouco em comum. Um tornado tem diâmetro de centenas de metros, apresenta muita intensidade, possui um funil relativamente estreito e é causado por uma única tempestade conectiva. Raramente atinge diâmetro superior a 1 km e tem duração de aproximadamente 20 minutos.
Já um furacão mede centenas de quilômetros (o tornado, centenas de metros), é comparável a dezenas de tempestades conectivas e sua formação ocorre sempre sobre as águas dos oceanos. Sua duração pode chegar a vários dias, mas quando atinge a terra firme perde sua força até dissipar-se.
Ciclone: é o nome genérico para ventos circulares, como tufão, furacão e tornado. É um tipo de tempestade violenta, que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais. Seus ventos superam os 50 km/h.
Furacão: vento circular forte, com velocidade igual ou superior a 119 km/h. Gira no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti-horário (no hemisfério norte) e mede de 200 km a 400 km de diâmetro.
Tufão: é o nome que se dá aos ciclones formados no sul da Ásia e na parte ocidental do oceano Índico. Surgem no mar da China e atingem o leste asiático.
Tornado: é o mais forte dos fenômenos meteorológicos, menor e mais intenso que os demais tipos de ciclone. Tem alto poder de destruição e seus ventos podem atingir mais de 400 km/h. Ocorre geralmente em zonas temperadas do hemisfério norte.

0 comentários: