terça-feira, 25 de maio de 2010























Erupção em um vulcão na Islândia causa caos nos aeroportos da Europa.

A erupção de um vulcão na Islândia, já lançou uma coluna de fumaça de seis quilômetros de altura e após 40 horas de atividade ainda não havia dado sinal de redução, informou Pall Einarsson, geofísico da Universidade da Islândia.
O material expelido pelo vulcão já tinha derretido um terço do gelo que cobre a cratera, causando a inundação de um rio próximo à área, e explosões frequentes no solo sob a região pareciam bombas, disse o especialista.
Outro cientista indicou que a erupção é dez vezes mais poderosa do que a que ocorreu no mês passado no mesmo vulcão.

Obstrução no tráfego aéreo

Milhares de voos foram cancelados, deixando dezenas de milhares de passageiros no solo, e ainda não há um consenso entre as autoridades de tráfego aéreo na Europa sobre quando será seguro liberar as aeronaves novamente.
De acordo com especialistas em aviação, esta é a primeira vez na história que uma coluna de fumaça tenha afetado o tráfego aéreo mais movimentado do mundo.
No Reino Unido, cinco aeroportos de Londres foram fechados, incluindo o de Heathrow, uma grande base de voos para todo o mundo que opera cerca de 1.200 voos e mais de 180 mil passageiros por dia.
Aeroportos foram fechados também na França, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Irlanda, Suécia, Finlândia e Suíça, com efeitos em todo o mundo.
Curiosamente, na própria Islândia, só os voos internos na parte leste e norte foram atingidos, enquanto o aeroporto internacional de Keflavik continua funcionando normalmente.
Um porta-voz da IAA (Autoridade de Aviação Irlandesa) assinalou em comunicado que "não é seguro" para os aviões voar entre nuvens de cinzas vulcânicas já que estas podem provocar o colapso de seus motores e outras panes elétricas.

0 comentários: