terça-feira, 11 de maio de 2010

Vazamento de óleo tem ameaçado a costa americana

A Petrobras vai ajudar a BP (British Petroleum) no trabalho de contenção do vazamento de óleo no Golfo do México, que ameaça a costa americana desde que a plataforma Deepwater Horizon, da Transocean e operada pela empresa britânica, explodiu e afundou. Trata-se do maior vazamento de óleo nos Estados Unidos desde o episódio do Exxon Valdez, em 1989.
O diretor de exploração e produção da estatal, Guilherme Estrella, revelou que uma equipe da estatal já está nos Estados Unidos, enquanto um outro grupo está a caminho da região para trabalhar na contenção do óleo.
"O setor petrolífero mundial está dando apoio geral e irrestrito para a BP para o combate à situação. É uma questão de solidariedade e responsabilidade planetária", frisou Estrella, revelando que a equipe enviada aos EUA tem cerca de 20 pessoas, entre funcionários da companhia e profissionais da Marinha, Força Aérea e Ministério do Meio Ambiente.
O diretor destacou que o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, defende a criação de um sistema de monitoramento e atuação contra acidentes e vazamentos que inclua todas as companhias de petróleo do planeta.
Estrella afirmou ainda que aguarda a definição do governo dos EUA sobre a permissão de exploração de petróleo na costa americana para fazer uma análise mais profunda sobre a situação da estatal no Golfo do México.
Na semana seguinte ao acidente, o presidente americano, Barack Obama, determinou a suspensão de novas perfurações na região até que uma avaliação da situação fosse feita pelo governo.

0 comentários: