terça-feira, 25 de maio de 2010

Terremoto na China.

Terremoto na China.

Um terremoto de magnitude 7,1 que ocorreu às 7h49 na quarta-feira (14/04/2010) no horário local (20h49 de terça-feira, em Brasília), atingiu o distrito de Yushu, que fica na província de Qinghai, no noroeste da China. Estima-se que pelo menos 617 pessoas morreram e outras 10 mil ficaram feridas no tremor.
A cidade de Jiegu (Gyegu, em tibetano), com uma população de 100 mil pessoas e sede do Governo do distrito, é uma das áreas mais prejudicadas pelo terremoto. "Muita gente segue debaixo dos escombros das casas derrubadas no povoado Gyegu", explicou Huang Limin, subsecretário-geral do Governo provincial.
A rede de TV estatal Central China (CCTV) afirmou que mais de 900 pessoas já foram resgatadas com vida dos escombros, mas as condições geográficas da região dificultam os trabalhos de apoio às milhares de pessoas afetadas pelos tremores.
Entre os desaparecidos estão pelo menos 20 crianças que podem estar sob os destroços de uma escola, e dezenas pessoas foram presas dentro do prédio público que abriga o Departamento de Comércio e Indústria regional, parcialmente destruído.
A província de Yushu é uma região montanhosa, de difícil acesso e baixa densidade populacional. É habitada principalmente por fazendeiros e criadores de animais, em sua maioria de etnia tibetana, e trabalhadores ligados às minas de cobre e carvão.
De acordo com a Administração Sismológica Chinesa, o tremor foi de magnitude 7,1 na escala Richter. Já o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS) informa que a magnitude do terremoto teria sido de 6,9 pontos na escala Richter, seguido por outros dois tremores de menor intensidade.

0 comentários: